Translate

sábado, 12 de novembro de 2016

[Opinião] - Serviço de televisão por cabo - NOS

Opinião (dele, J.):



Este blog, além de opinar sobre produtos, também o faz sobre serviços. A intenção é alertar todos os leitores para o bom e para o mau. Por nos terem chegado algumas denúncias sobre a NOS, resolvi verificar a situação e confirmar a veracidade dos factos.
Tinha recebido a informação que a NOS estaria a contactar os clientes com pacote IRIS 4 (quatro produtos – TV/NET/Telemóvel/Telefone), com o intuito de lhes apresentarem o novo pacote IRIS 5 (cinco produtos – TV/NET/Telemóvel/Telefone/Net móvel).
A verdade, é que fui contactado pela NOS e, tal como dito anteriormente, propuseram-me a alteração do IRIS 4 para o 5, por mais 4,10€ em relação ao que estava a pagar. Disseram que não existia mais qualquer alteração sem ser o período de fidelização e a troca da box.
Informei que, embora o meu período de fidelização estivesse a terminar, não estava interessado em pagar mais por algo que não uso (banda larga móvel) e muito menos trocar de box. Resumindo, não mostraram alternativa.
No dia seguinte, aproveitei o tempo livre e desloquei-me à loja da NOS (depois de ter passado pela loja da MEO), para informar que o período de fidelização estaria a terminar e que pretendia saber se tinham propostas. A senhora que me atendeu, fez exactamente a mesma proposta que o senhor que me tinha ligado para o telemóvel. Informei a Sra. que não tinha qualquer interesse em pagar mais para ter algo que não usava e com a agravante de me irem trocar a box. A senhora tentou convencer-me que a box era melhor, pois a minha era uma box antiga, pesada, que incluía disco rígido e que a nova era melhor, mais pequena, mais rápida no zapping e que fazia as gravações todas na cloud. De resto ficava tudo na mesma, não mudava nada, só mesmo a box e a adição da banda larga móvel, e que mantinha tudo o que tinha por mais 4,10€.
Como já estava com a pulga atrás da orelha, pois como referi no início deste artigo já tinha sido alertado para a armadilha da NOS, questionei então a senhora, que uma vez que não mudava nada no serviço, então iria manter as 400h de gravação que tinha actualmente com a box antiga HD+DVR (com HDD o incluído). Foi quando reparei no olhar de espanto da mesma, onde apercebi-me que tinha sido apanhada, gaguejando a responder, “não é bem assim”, pois a nova box só permitia 20h de gravação. Mas prontamente ela arranjou solução para o problema, dizendo que por mais 5€ mensais, teria direito a 500 horas de gravação extras!!
Meus caros… tomem atenção. A NOS anda a tentar trocar as box´s antigas HD+DVR pelas novas com gravação na cloud, onde os clientes passam de 400h de gravação para 20h.
Andam também a usar este sistema de troca de box´s, em caso de avaria das box´s antigas, não se deixem enganar, não são obrigado a trocar a box HD+DVR enquanto mantiverem o serviço IRIS (só são obrigados a mudar se mudarem de pacote, por exemplo, para o UMA TV). Não são obrigados a aceitarem a box com gravação na cloud, se a vossa HD+DVR avariar, podem e devem exigir a restituição da mesma, uma vez que foi com ela que fizeram o contrato inicial, por isso não podem sair prejudicados. Neste caso, a NOS ao reduzir-vos de 400h de gravação para 20h, está a prejudicar-vos com o intuito de vos forçar a comprar serviços adicionais de horas de gravação.
            O alerta fica feito.
            Só em jeito de conclusão: pedi a rescisão do contrato na hora, na loja. No dia seguinte fui contactado novamente pela NOS, onde me ofereceram fundos e mundos para que me mantivesse na NOS, inclusive igualavam a oferta da MEO.
            Afinal… eles só não fazem o que não querem!

1 comentário:

  1. É sempre muito complicado negociar com este tipo de empresas. Sejam elas quais forem... Muito complicado...

    ResponderEliminar