Descrição do produto
Iogolino copos é um produto especialmente indicado para bebés a partir dos seis meses (alguns sabores só a partir dos oito meses) uma vez que consiste em leite fermentado com fruta. Não tem corantes, conservantes nem aromas artificiais.Não é recomendado a bebés com alergia às proteínas do leite de vaca. Consoante o sabor, o produto pode conter glúten (como é o caso dos sabores cereais e baunilha, e cereais e bolacha maria).
Iogolino copos está disponível em dois formatos:
- Iogolino 4 x 100 g
- Iogolino mini 6 x 60 g - apenas disponível com sabor a banana
Os sabores disponíveis para o Iogolino são:
- Natural
- Morango
- Pêra
- Banana
- Alperce
- Petit frutas variadas
- Cereais e bolacha maria
- Cereais e baunilha
Ingredientes (inclui análise dos ingredientes)
Consoante o sabor, os ingredientes podem variar, mas deixamos aqui uma lista mais genérica:Leite, maltodextrina, amido modificado de milho, gordura láctea, sacarose, proteínas do soro de leite, concentrado mineral lácteo, espessante (pectina), fermentos lácteos, substâncias minerais (sulfato de zinco)).
Ingredientes adicionais para os de sabor a fruta: preparado de fruta (sacarose, puré de fruta, substâncias minerais (cloreto de magnésio), aroma natural).
Ingredientes adicionais para o sabor a bolacha maria: farinha de trigo, acúcar, óleo de palma, levedante químico (carbonatos de potássio), regulador de acidez (ácido cítrico), sêmola de trigo duro 2%, xarope de caramelo, substâncias minerais (cloreto de magnésio), aromatizante (baunilha, contém lactose), espessante (farinha de sementes de alfarroba).
Ingredientes adicionais para o sabor de baunilha: sêmola de trigo duro 4%, substâncias minerais (citrato de magnésio), aromatizante (baunilha, contém lactose), espessante (farinha de alfarroba).
Não é recomendado a bebés com alergia às proteínas do leite de vaca. Consoante o sabor, o produto pode conter glúten (como é o caso dos sabores cereais e baunilha, e cereais e bolacha maria).
Os ingredientes são naturais e bastante comuns nos produtos alimentares. A maltodextrina é um açúcar (mistura de polímeros cujo monómero é a glucose) que provém do amido. O amido modificado de milho é amido que foi de alguma forma modificado (quer mecanicamente, quimicamente e/ou enzimaticamente), de forma a alterar algumas das suas propriedades (por exemplo torná-lo mais ou menos solúvel, torná-lo mais ou menos estável, melhorar o seu sabor, etc.). A sacarose é açúcar de mesa, aquele que temos em casa. As substâncias minerais utilizadas (cloreto e citrato de magnésio) são fontes de magnésio, essencial ao bom funcionamento do organismo.
Modo de uso / aplicações
Iogolino não precisa de frio, por isso após a compra, pode-se guardar o Iogolino onde se quiser (na despensa, no armário da cozinha, em cima da bancada ou até mesmo em cima da lareira - desde que apagada, claro!).Esta secção não faz muito sentido para este produto, uma vez que o modo de uso deverá ser intuitivo, mas mais vale informação a mais do que a menos, então vamos lá: quando for para consumir, basta separar o copinho dos restantes (como se faz com os iogurtes), tirar a película de cima (como se faz com os iogurtes), e devorar ou dar a devorar esta iguaria (adivinharam: como se faz com os iogurtes).
Opinião (dela, C.)
O sabor é em tudo semelhante aos iogurtes de aromas (para os sabores de frutas como morango e banana) ou, nalguns casos, lembra o sabor de sobremesas lácteas (cereais e baunilha e cereais e bolacha maria). Gosto especialmente do sabor a alperce, cereais e bolacha maria e também o de cereais e baunilha, por me lembrarem mais uma sobremesa do que um iogurte. Para quem está preocupado que saiba a "comida de bebé", eu sinceramente não acho.Apesar de ser um produto relativamente caro (comparativamente com os iogurtes normais) devo confessar que gosto muito de Iogolino copos porque é um produto que tem um prazo de validade relativamente grande (estamos a falar de meses e não de dias) e não precisa de frio. E é aqui que está a facilidade no dia-a-dia, porque são uma óptima escolha para ter na mala dos bebecas quando se vai sair e não temos de nos preocupar se o "iogurte" vai azedar, ou ter de levar uma malinha térmica para aguentar melhor o produto. Basta ter lá um ou dois copinhos de Iogolino e se o bebecas tiver fome, óptimo, se não tiver, não há problema, fica na malinha para a próxima saída!
Mas mesmo para quem não é bebé, acho este produto muito útil, por exemplo para levar para um lanche ou para uma merenda. Para quem prefere comer um iogurte, acho muito bom.
Geralmente tenho iogurtes normais no frigorífico para o dia-a-dia e para comer em casa, e depois tenho dois ou três packs (não é em cima da lareira, não) e levo um copinho ou dois na mala sempre que vou sair por um período de tempo incerto mas que provavelmente será longo. Fácil e simplifica a vida, que é o que queremos!
Então mas Iogolino não tem nenhum aspecto negativo? Para além do preço, Iogolino copos não precisa de frio e, como vimos, isso é fantástico porque pode simplificar muito a vida, mas tem um senão: o "iogurte" não está frio quando o comemos. Ora, comer um "iogurte" morno, não é o que acho mais agradável e daí preferir os sabores que me lembram uma sobremesa, mas mesmo os de fruta típicos (morango, banana) comem-se bem mornos.
Avaliação do produto
- Preço: 2
- Diversidade de sabores: 4
- Qualidade do sabor: 4
- Outras capacidades: 4 (por exemplo ser consumido por adultos)
- Avaliação dos ingredientes: 4
- Avaliação global: 4
Mais informações
Página da Iogolino na NestléSobre o amido modificado
Aspectos negativos: sacarose é maltodextrina. Com mais de 10gr se açúcar por iogurte...
ResponderEliminarOlá Liliana, muito obrigada pelo seu comentário e pela sua opinião. Queremos só esclarecer que sacarose não é o mesmo que maltodextrina. A sacarose é o açúcar comum de mesa, e é um di-sacárido constituído por duas unidades de açúcar ligadas entre si (glucose e fructose). A maltodextrina são várias glucoses ligadas entre si. Apesar de não serem a mesma coisa podemos dizer que na prática acabam por se transformar na mesma coisa (glucose) no organismo. Em relação à quantidade de açúcar presente nos copinhos realmente é um ponto negativo, principalmente porque hoje em dia há uma maior preocupação e consciência dos malefícios do açúcar. Ainda assim a quantidade presente não foge muito ao "normal". Por exemplo um copo de iogurte de aroma (coco, marca Pingo Doce) contém aproximadamente 15gr de açúcar. Se for um de pedaços (pêssego, PD) ainda é pior, são 20gr, mas menos provável de se dar a um bebé. Os naturais são claramente melhores com aproximadamente 5gr por copinho e os de bebé (Nestlé) são aproximadamente 9gr. Os da Danone (o meu primeiro iogurte) parecem ser os melhores com apenas 3gr. Parece-nos que a ordem crescente de açúcar nos produtos apresentados é: Danone bebé < iogurte natural < iogolino < iogurte de aroma < iogurte com pedaços. Muito obrigada pelo seu comentário, foi muito bom revermos este produto :)
EliminarOlá bao tarde
ResponderEliminar